sábado, 15 de setembro de 2012

Projeto estimula pintura no Recanto do Idoso em Araxá, MG

Em Araxá, no Alto Paranaíba, alunos do Colégio São Domingos têm levado arte para os internos do Recanto do Idoso São Vicente de Paulo, através do programa “Geração entreolhares com a arte”.





Créditos Globo.com G1

A arte uniu a aposentada Monica Aparecida Alves e a estudante Giovana Torres, e não precisa muito para descrever essa nova amizade. "É muito bom. A gente cria um carinho enorme por eles. Todo quadro que ela faz eu estou sempre ajudando”, disse a estudante. São mãos que se apoiam.

A visita de jovens que levam tintas e telas é semanal. A arte, livre, como deve ser, envolve 12 internos do asilo em quadros individuais e produções coletivas, como a de um casal de noivos, que são sempre companheiros.

Até agora cerca de 70 quadros já foram pintados nas oficinas. O resultado é surpreendente. Não só pelos benefícios na questão motora, comunicação, autonomia, mas pelo talento deles, muitos com estilo definido. "Temos desde a arte abstrada até a arte moderna e eles é que definem assim”, disse a coordenadora do projeto, Wanilza vieira.

Por enquanto as obras ficam em painéis instalados no asilo, mas em breve vão encantar toda a comunidade. A ideia é fazer uma exposição aberta ao público.“Para nós essas obras têm um grande valor sentimental. É uma experiência nova para todos eles e para nós também. Eles se sentem mais capazes produzindo essas obras de arte”, disse a coordenadora do Recanto do Idoso, Glórias Beatriz Rezende Ribeiro.





                                                         Arte e Saúde



                 


Quantos de vocês sabia que na antiga cultura Grega, eram construídos teatros perto dos hospitais? 

É verdade!.

E a razão era que as representações artísticas e teatrais contribuíam para as melhoras dos doentes.

Ao longo da história torna-se evidente a importância das artes para muitas civilizações, assim como, a importância e influência de qualquer tipo de arte nos estados anímicos e de humor das pessoas.




Quando participamos na criação artística e neste caso estou a me referir na pintura, não interessa se estamos a faze-lo bem ou mal, o interessante é como esta atividade transforma a nossa maneira de visualizar o mundo que nos rodeia, como nos ensina a focalizar a nossa atenção e como elimina a nossa perceção natural do tempo.




Quando pintamos, desaparece o stress do tempo, somos capazes de estar horas sentados ou em pé frente ao cavalete sem dar pelas horas passar.




Quando pintamos, deixamos de nos preocupar pelas contas por pagar ou os problemas familiares, porque aguçamos o sentido da concentração e focalização que só nos permite desfrutar do que estamos a fazer.




Quando pintamos, e começamos a fazê-lo bem, produzindo obras que merecem elogios dos amigos, aumenta a nossa sensação de autoconfiança, de orgulho pelo trabalho realizado …e senti-mo-nos bem.




Quando pintamos, a nossa alegria, paz e bem-estar contagia-se para outros…Fazer uma pintura por dia ou pintar pelo menos uma hora por dia, mantêm-nos saudáveis!!!




Seja como for, todas estas situações contribuem para melhorar a nossa saúde geral e elevar a nossa sensação de bem-estar, e é contagiante.!!!

Não seria esta uma forma maravilhosa de contribuir para a saúde no mundo.!!!







PINTURA PARA TERCEIRA IDADE

















Benefícios de um curso de pintura



A Arte, além de ser uma expressão da criatividade, funciona, também, como um recurso terapêutico, independente de outros tratamentos, auxiliando na manutenção da qualidade de vida. Portanto, o curso de pintura é uma oportunidade para descobrir(-se) e praticar uma atividade que foge da rotina, desenvolvendo a criatividade.


Uma atividade prazerosa, exercitando os canais sensoriais e produzindo bem-estar fará qualquer um:

• Soltar a imaginação, permitindo a expressão de pensamentos e sentimentos através da pintura, apurando a percepção da beleza das cores, da harmonia dos tons, suas nuances e seus encontros;

• Apreciar a própria produção artística e observar o trabalho dos colegas, trocando opiniões e conhecimentos, levando ao desenvolvimento da sociabilidade;

• Aprimorar a capacidade de observação, exercitando a concentração da atenção

• Conferir os próprios progressos na execução dos trabalhos artísticos, incentivando os recém-chegados a acreditarem nas suas próprias habilidades e não desanimarem;

• Ao melhorar a qualidade de vida, essa atividade contribui, também, para elevar a auto-estima.

Não é preciso que você tenha dom, basta o seu interesse.
Existem diversas técnicas para que o aluno não sofra dificuldade no seu início de aprendizado.
Entre em contato comigo

Nenhum comentário:

Postar um comentário